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  1. A importância da Vitamina D

    O papel da vitamina D na regulação do metabolismo fosfo-cálcico, assegurando, entre outras funções, uma mineralização óssea normal, é há muito conhecido. Evidências recentes correlacionam níveis insuficientes de vitamina D com um risco aumentado de desenvolvimento de outras patologias não ósseas: doenças cardiovasculares, hipertensão, neoplasias, diabetes, esclerose múltipla, demência, artrite reumatoide e doenças infeciosas. Metabolismo da Vitamina D A vitamina D é única entre as vitaminas, pois funciona como uma hormona e pode ser sintetizada na pele a partir da exposição à luz solar. Vitamina D é o nome genérico dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral do corpo, nomeadamente através da regulação da absorção de cálcio ao nível intestinal. A vitamina D3 (ou colecalciferol) e a vitamina D2 (ou ergocalciferol) são as duas formas químicas mais importantes. Um adulto saudável necessita
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  2. A Vitamina C previne mesmo as constipações?

    Com a chegada do tempo frio, chegam também as tão incómodas constipações e outras afeções do trato respiratório, como a gripe ou, em casos mais graves, a pneumonia. Mas que influência terá a sazonalidade no nosso sistema imunitário e que medidas poderemos adotar para reforçar a imunidade?
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  3. Como se preparar para um Inverno com mais conforto, saúde e energia!

    O Inverno apela ao conforto do lar, à diminuição da atividade física e ao aumento do apetite. Nos dias mais frios, o organismo sente necessidade de produzir calor e existe uma tendência para o consumo de alimentos energéticos...
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  4. 5 ativos que ajudam a manter o bem-estar mental

    A saúde mental é tão importante como a saúde física para o bem-estar geral dos indivíduos. Lamentavelmente, na maior parte do mundo, ainda se está longe de atribuir à saúde mental a merecida importância. Conceito de Saúde Mental Ainda não existe um entendimento universal de como classificar a saúde mental. Os vários conceitos abrangem, entre outras coisas, o bem-estar subjetivo, a autoeficácia, a autonomia, a competência, a dependência intergeracional e a autorrealização intelectual e emocional da pessoa. De um modo geral, concorda-se quanto ao facto de que a saúde mental é algo mais do que a mera ausência de perturbações do foro mental. As perturbações mentais são condições de saúde que envolvem, de forma isolada ou combinada, alterações do pensamento, da emoção e do comportamento. Traduzem-se em sintomas variados que, quando adquirem intensidade severa ou persistente e surgem aliados ao sofrimento e/ou disfunção nas atividades soc
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  5. Qual a importância da utilização de um creme de noite

    A pele tem vários mecanismos que ajudam a manter a sua hidratação endógena. A derme (a camada intermédia da pele, responsável por cerca de 90% da espessura cutânea) é o grande reservatório de água na pele, pelo que é essencial suprir essas reservas com a ingestão adequada de água e outros líquidos hidratantes. Além disso, também a redução da perda de água transepidérmica é essencial para a manutenção dos níveis de hidratação cutâneos. Ao mantermos uma barreira cutânea em bom estado, com uma constante, mas controlada renovação celular e com a síntese ótima de lípidos, vamos conseguir impedir a saída de água através da epiderme.Conseguimos então perceber que, para zelarmos pela hidratação da pele, é necessário que esta se encontre em bom estado. Além da ingestão de água, também a aplicação de fórmulas hidratantes de manhã e à noite vai ajudar a reparar a pele e a sua barreira, evitando a perda de água e mantendo-a perfeitamente hidratada. Qual a importância de utilizar um
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  6. 3 produtos naturais para reforçar a imunidade do organismo neste Outono-Inverno

    As doenças respiratórias têm uma elevada prevalência e são já a terceira causa de morte em Portugal, sendo responsáveis por 19% de todas as mortes. Neste período de Outono-Inverno, sabemos que, como é normal, vai aumentar a prevalência das doenças respiratórias e poderá existir a necessidade de proteger as pessoas mais frágeis das infeções respiratórias. Eis algumas ações preventivas que pode tomar para melhorar a imunidade: Preserve o distanciamento social; Ao tossir e ao espirrar faça-o para o cotovelo; Se necessário utilize uma máscara e pratique a lavagem e desinfeção constante das mãos. Estas atitudes são tanto sanitárias como cívicas. Para além disto, também pode ser benéfico reforçar o sistema imunitário, conferindo-lhe maior proteção para o combate às doenças infeciosas. Fatores de risco de doenças respiratórias A crescente incidência das doenças respiratórias está, em grande parte, relacionada com o
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  7. 5 dicas para potenciar a memória e as funções cerebrais

    O cérebro é o órgão responsável por receber e processar a informação enviada através do sistema nervoso periférico. Após a interpretação dos dados, o cérebro é responsável por traduzir a informação recebida em ações e movimentos voluntários, em resposta aos estímulos identificados. A promoção da saúde do cérebro humano e a prevenção de patologias relacionadas podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Situações de disfunção cerebral podem resultar de afeções focais, afetando uma área específica do cérebro ou até áreas globais, afetando o seu funcionamento de uma forma mais generalizada. No entanto, alguns dos problemas ou fatores de risco que mais comumente afetam o funcionamento cognitivo podem ser minimizados, ajudando a prevenir ou retardar o surgimento de sequelas
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  8. Como potenciar o descanso e um sono reparador

    Cuidar da saúde do cérebro humano é tão importante como cuidar da saúde de outros órgãos do nosso corpo. Por esse motivo se torna tão importante apostar na prevenção de patologias relacionadas, as quais podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Algumas atividades e rotinas diárias parecem promover adaptações em estruturas cerebrais e a plasticidade sináptica, contribuindo para facilitar o desempenho cognitivo e a memória. Uma dessas rotinas consiste em providenciar tempo de descanso e noites de sono reparador. Na sociedade atual, seja por fatores profissionais, económicos e/ou familiares, é frequente ocorrer maior exposição a níveis excessivos de stress, sendo estes por vezes fenómenos crónicos capazes de afetar o bem-estar geral. A exposição crónica ao stress afeta a capacidade cognitiva, seja do ponto
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  9. A importância de uma alimentação saudável na saúde mental

    Por muito que possa parecer distante, a ligação entre uma alimentação saudável e a saúde mental é mais estreita do que parece à primeira vista. Este artigo pretende alertar para a importância da promoção da saúde do cérebro humano e a prevenção de patologias relacionadas, que podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas e que se reflete em inúmeros problemas conhecidos relacionados com a fadiga e saúde mental. Algumas situações de disfunção cerebral podem afetar o funcionamento do cérebro em zonas e com manifestações específicas e ou mesmo até de uma forma generalizada. As manifestações e as consequências dependem de alguns fatores, como a localização ou grau de desenvolvimento dessa disfunção, mas alguns dos problemas ou fatores de risco que afetam o funcionamento cogni
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  10. O que é Kombucha?

    Hoje assinalamos o dia do pai reforçando a importância de, enquanto homem, cuidar da sua saúde. Mais que nunca, é fundamental que o faça, para que possa desfrutar de uma vida longa, feliz e com qualidade junto dos seus filhos!
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