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  1. 5 dicas para potenciar a memória e as funções cerebrais

    O cérebro é o órgão responsável por receber e processar a informação enviada através do sistema nervoso periférico. Após a interpretação dos dados, o cérebro é responsável por traduzir a informação recebida em ações e movimentos voluntários, em resposta aos estímulos identificados. A promoção da saúde do cérebro humano e a prevenção de patologias relacionadas podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Situações de disfunção cerebral podem resultar de afeções focais, afetando uma área específica do cérebro ou até áreas globais, afetando o seu funcionamento de uma forma mais generalizada. No entanto, alguns dos problemas ou fatores de risco que mais comumente afetam o funcionamento cognitivo podem ser minimizados, ajudando a prevenir ou retardar o surgimento de sequelas
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  2. Como potenciar o descanso e um sono reparador

    Cuidar da saúde do cérebro humano é tão importante como cuidar da saúde de outros órgãos do nosso corpo. Por esse motivo se torna tão importante apostar na prevenção de patologias relacionadas, as quais podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Algumas atividades e rotinas diárias parecem promover adaptações em estruturas cerebrais e a plasticidade sináptica, contribuindo para facilitar o desempenho cognitivo e a memória. Uma dessas rotinas consiste em providenciar tempo de descanso e noites de sono reparador. Na sociedade atual, seja por fatores profissionais, económicos e/ou familiares, é frequente ocorrer maior exposição a níveis excessivos de stress, sendo estes por vezes fenómenos crónicos capazes de afetar o bem-estar geral. A exposição crónica ao stress afeta a capacidade cognitiva, seja do ponto
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  3. A importância de uma alimentação saudável na saúde mental

    Por muito que possa parecer distante, a ligação entre uma alimentação saudável e a saúde mental é mais estreita do que parece à primeira vista. Este artigo pretende alertar para a importância da promoção da saúde do cérebro humano e a prevenção de patologias relacionadas, que podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas e que se reflete em inúmeros problemas conhecidos relacionados com a fadiga e saúde mental. Algumas situações de disfunção cerebral podem afetar o funcionamento do cérebro em zonas e com manifestações específicas e ou mesmo até de uma forma generalizada. As manifestações e as consequências dependem de alguns fatores, como a localização ou grau de desenvolvimento dessa disfunção, mas alguns dos problemas ou fatores de risco que afetam o funcionamento cogni
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  4. O que é Kombucha?

    Hoje assinalamos o dia do pai reforçando a importância de, enquanto homem, cuidar da sua saúde. Mais que nunca, é fundamental que o faça, para que possa desfrutar de uma vida longa, feliz e com qualidade junto dos seus filhos!
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  5. Sabe quais são os benefícios da Chlorella?

    Invisível a olho nu, a Chlorella é uma microalga pertencente ao Filo Chlorophyta, que apenas pode ser identificada e visualizada com recurso a um microscópio.
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  6. Como evitar exageros nas festas de fim de ano

    Com a chegada do Natal iniciam-se os jantares e convívios tipicamente acompanhados de refeições e alimentos bastante calóricos, ricos em gorduras saturadas e açúcares refinados que os tornam tão apetitosos, mas ao mesmo tempo, prejudiciais à saúde.
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  7. Quais os sintomas da Menopausa?

    A menopausa é um processo biológico natural, que ocorre na mulher por volta dos 45-50 anos de idade, caraterizado pela cessação permanente dos ciclos menstruais femininos, assinalando o fim da fertilidade.
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  8. A Vitamina C previne mesmo as constipações?

    Com a chegada do tempo frio, chegam também as tão incómodas constipações e outras afeções do trato respiratório, como a gripe ou, em casos mais graves, a pneumonia. Mas que influência terá a sazonalidade no nosso sistema imunitário e que medidas poderemos adotar para reforçar a imunidade?
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  9. Conheça as principais doenças reumáticas

    Neste dia em que assinalamos o Dia Mundial das Doenças Reumáticas, é importante relembrar os fatores de risco, os sinais de alerta e, ainda, as medidas a adotar para zelar pelo bem-estar dos nossos ossos, músculos e articulações.
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  10. Quais os benefícios do ovo para a saúde?

    O ovo apresenta valor energético moderado (82kcal/55g de ovo), é rico em proteínas de elevada qualidade e contém apenas 1,5g de gordura saturada. Por ser um alimento nutricionalmente rico, não só em proteínas, mas também em micronutrientes importantes para o adequado funcionamento de diversos processos celulares no organismo, apresenta benefícios para a saúde.
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