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5 dicas para potenciar a memória e as funções cerebrais

5 dicas para potenciar a memória e as funções cerebrais

O cérebro é o órgão responsável por receber e processar a informação enviada através do sistema nervoso periférico. Após a interpretação dos dados, o cérebro é responsável por traduzir a informação recebida em ações e movimentos voluntários, em resposta aos estímulos identificados.

A promoção da saúde do cérebro humano e a prevenção de patologias relacionadas podem acarretar um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Situações de disfunção cerebral podem resultar de afeções focais, afetando uma área específica do cérebro ou até áreas globais, afetando o seu funcionamento de uma forma mais generalizada.

No entanto, alguns dos problemas ou fatores de risco que mais comumente afetam o funcionamento cognitivo podem ser minimizados, ajudando a prevenir ou retardar o surgimento de sequelas ou problemas mais severos.

Aqui ficam 5 dicas que pode seguir e potenciar essa ajuda:

1. Praticar atividade física regular

Ao longo do processo natural de envelhecimento, é possível que se verifique um ligeiro comprometimento da memória. Essa perda gradual de memória pode iniciar-se com o esquecimento de nomes, evoluindo depois para eventos da vida e ocasionalmente para relações espaciais. 

Algumas atividades e rotinas diárias, especialmente a prática de atividade física regular, parecem promover adaptações em estruturas cerebrais e a plasticidade sináptica, contribuindo para facilitar o desempenho cognitivo e a memória.

2. Descansar e dormir bem

Na sociedade atual, seja por fatores profissionais, económicos e/ou familiares, é frequente ocorrer maior exposição a níveis excessivos de stress, sendo por vezes fenómenos crónicos que afetam o bem-estar geral. A exposição crónica ao stress afeta a capacidade cognitiva, seja do ponto de vista do raciocínio e da memória, podendo interferir com a capacidade de descanso e a regulação do sono, fundamentais para o desempenho cognitivo.

Algumas substâncias e extratos de origem vegetal, podem ser providenciais para assegurar a restauração do equilíbrio e de uma resposta fisiológica mais natural, é o caso da Melatonina, Valeriana e Passiflora.

A melatonina (ingrediente presente no Melatonin+) é uma hormona similar à produzida pelo organismo humano, fundamental para a regulação do ciclo circadiano, ajudando a controlar as desordens relacionadas com insónias e a promover o descanso adequado.

Os extratos de valeriana e passiflora, ajudam a controlar respostas fisiológicas como a irritabilidade ou a ansiedade, por via de um efeito ansiolítico e tranquilizante ligeiro.

3. Melhorar a irrigação cerebral

As dificuldades ao nível da irrigação e oxigenação do tecido cerebral podem resultar em sintomas difusos, como a redução da atenção, falhas de memória, dificuldades de concentração, confusão e fadiga mental (especialmente em idosos).

Múltiplos estudos realizados com extratos de plantas, de tradição milenar, amplamente usadas na medicina natural, como é o caso do extrato de Ginkgo biloba, parece influenciar a regulação da musculatura nas veias e artérias. O extrato de ginkgo biloba contém, também, substâncias vegetais (flavona-glicósidos e terpeno-lactonas) com efeito antioxidante que, em estudos animais, demonstram a inibição da deterioração oxidativa das células.

Também o extrato de Ginseng, rico em ginsenosídeos, combina mecanismos anti-inflamatórios e antioxidantes, contribuindo para a neuroprotecção e função cerebral.

4. Consumir micronutrientes essenciais

Algumas substâncias como a lecitina de soja (presente no Levital), pela sua capacidade anti-antioxidante e anti-inflamatória e pelo reforço presença natural em componentes membranares, reforçam a proteção das células cerebrais e contribuem para a otimização das transmissões nervosas e memória.

Micronutrientes como as vitaminas e minerais, especialmente as vitaminas do complexo B (existentes no Combital ou o Magnésio), sendo nutrientes necessários ao funcionamento fisiológico normal, desempenham um papel crucial nos processos cognitivos, atuando na diminuição da atrofia cerebral e na optimização da função cognitiva. 

5. Procurar ter uma alimentação saudável

Uma alimentação adequada é fundamental para assegurar funções vitais e manter o equilíbrio e saúde do organismo. Entre outros nutrientes, há evidência científica de que a suplementação com ácidos gordos ómega-3 é bastante promissora na saúde cognitiva e funcionamento cerebral, sendo que o consumo adequado deste nutriente, demonstra contribuir para reduzir o declínio cognitivo, especialmente o decorrente do processo de envelhecimento.

Em resumo, cuidar do cérebro e da saúde mental é uma tarefa multidisciplinar, implica cuidados de gestão de stress, alimentação e suplementação ajustada às necessidades de cada indivíduo, para além de contar com a atividade física e motora como aliado fundamental. 

Autoria: Carla Machado | Nutricionista
Referências Bibliográficas →


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