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7 Dicas para regressar ao trabalho com mais energia

7 Dicas para regressar ao trabalho com mais energia

Setembro significa, para muitos, voltar à rotina e ao trabalho, por isso pode ser um mês exigente, com muitos assuntos para reorganizar e muitas vezes novas tarefas que se acumularam durante as férias.

Esta carga de trabalho extra e as preocupações acerca do recomeço, podem facilmente causar cansaço e fadiga mental, reduzindo, desta forma o rendimento intelectual.

Também o estado de espírito se altera, sendo comum a chamada “depressão pós-férias”.

Neste artigo apresentamos 7 conselhos para um regresso ao trabalho mais saudável, bem como alguns ativos naturais que apoiam a função nervosa e cognitiva.

Stress no regresso à rotina

Neste regresso das férias, e depois de semanas de descanso sem rotinas, o impacto da realidade pode funcionar como um fator desmotivador e fonte de stress.

A libertação constante de hormonas de stress, como o cortisol e a adrenalina, devido à retoma do quotidiano e regresso à correria do dia-a-dia, pode levar a uma constante hiperestimulação do Sistema Nervoso e despoletar problemas como pressão arterial elevada, batimento cardíaco acelerado, contração muscular, dificuldades de regulação do ciclo de sono, insónias, fadiga mental e até perdas de memória.

De forma a prevenir estas consequências nefastas do stress excessivo, é importante aprender a gerir o stress, identificando os sinais de alarme, as situações de crise e as ações que podem contribuir para o bem-estar mental (ex. fazer uma caminhada, exercícios de relaxamento, meditação, entre outros).

Como voltar ao trabalho depois das férias com mais energia?

  1. Organize o seu regresso: Prepare-se com alguma antecedência antes do fim das férias. Um bom exemplo disso seria criar uma lista de tarefas para organizar antecipadamente a sua primeira semana de trabalho. Desta maneira, saberá o que esperar e não ficará desesperado no primeiro dia de retorno com o "turbilhão" de coisas a fazer.
  2. Retome a rotina: Aproveite os dias antes regressar ao trabalho para se readaptar aos velhos horários. É importante também regular os padrões de sono e respeitar as horas de dormir.
  3. Retome as suas tarefas de forma progressiva: Priorize as suas atividades e comece pelas tarefas mais simples para que o seu regresso seja mais tranquilo.
  4. Trace objetivos: Um dos problemas mais comuns associados ao stress pós-férias é a falta de concentração. Para ultrapassar esta situação, trace objetivos concretos de trabalho, para que haja sempre uma meta a atingir. Dividir os grandes objetivos em etapas menores é também um bom incentivo à concentração e motivação.
  5. Organize o seu tempo e divirta-se! Voltar à rotina não lhe deve impedir de desfrutar dos seus passatempos. Não deixe de se dedicar às suas atividades.
  6. Faça desporto: A prática desportiva ajudar-lhe-á a libertar endorfinas e a sentir-se mais feliz, otimista e relaxado.
  7. Planeie desde já as suas próximas férias: A "depressão pós-férias" diminui se souber exatamente quanto tempo esperará até o próximo descanso.

Ativos que apoiam o sistema nervoso e cognitivo

Stress e ansiedade no regresso ao trabalho

  • A Valeriana tem demonstrado efeitos sedativos diretos e interações com neurotransmissores como o GABA. É utilizada em situações de insónia, por reduzir a latência do sono e no tratamento de condições ligadas à ansiedade e stress psicológico.
  • A Passiflora, com efeito calmante e ligeiramente sedativo, é usada na medicina tradicional no tratamento de situações de ansiedade, nervosismo e insónia.
  • Estudos clínicos indicam que o Hipericão apresenta eficácia antidepressiva comparável a alguns medicamentos, sendo mais tolerável e tendo menos efeitos secundários. Por isso, tem sido usada no tratamento de depressão leve a moderada, ansiedade e insónia.

Energia e Rendimento Intelectual no Regresso ao trabalho

  • A Cafeína é naturalmente um estimulante do sistema nervoso, daí a sua associação a melhorias do desempenho cognitivo, da capacidade de concentração, do estado de alerta, da memória a curto-prazo, da capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisões.
  • As sementes de Guaraná são ricas em xantinas (cafeína, teofilina e teobromina), taninos e saponinas entre outras substâncias que proporcionam uma ação ao nível do sistema nervoso, beneficiando todo o organismo. Apresenta uma capacidade estimulante, favorece a atividade cerebral e aumenta a resistência à fadiga física e mental.
  • A Geleia Real é um produto de secreção das abelhas rico em compostos fenólicos, proteínas e ácidos gordos bioativos, com atividade na melhoria da memória, prevenção do envelhecimento neuronal, aumento da energia e redução da ansiedade, sendo usada como um tónico geral.
  • O Magnésio é um mineral essencial que desempenha um papel importante na função muscular e neuronal, contribui no combate da fadiga e perda de energia, sendo fundamental para o desempenho físico e mental ótimos.

Retomar hábitos alimentares saudáveis

A alteração no padrão alimentar e nos horários das refeições, bem como nos hábitos de treino durante o período de férias, podem causar a desregulação da função intestinal. Isto ocorre especialmente devido ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares simples e consumo deficiente de fontes de fibras. Esta ingestão alimentar excessiva durante as férias pode prejudicar o bem-estar no regresso ao trabalho.

As alterações do padrão alimentar também levam a alterações na flora intestinal, uma vez que existe uma relação direta entre a alimentação e a composição da microbiota em microrganismos.

Por isso, é fundamental que o regresso ao trabalho e à rotina signifiquem também a retoma dos hábitos alimentares saudáveis, dos horários das refeições e da prática regular de atividade física.

*Dica: A Biovip desenvolveu um suplemento alimentar à base de um complexo de frutooligossacáridos (FOS), estirpes bacterianas selecionadas e vitaminas do complexo B que contribuem sinergicamente para a proteção e funcionamento do sistema gastrointestinal. Os seus probióticos e prebióticos contribuem na reposição da microflora e na regulação do trânsito intestinal.

Autoria: Beatriz Curado | Nutricionista


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