A Cola é nativa da floresta tropical de África, onde existem mais de 140 espécies desta planta, sendo a Cola nitida e a Cola acuminata, as duas espécies comercialmente mais importantes 1.
As suas nozes têm uma história social e cultural entre as populações indígenas africanas. Sendo mastigada devido às suas propriedades estimulantes do sistema nervoso central e inibidoras do apetite, com potencial benefício na redução de peso corporal 2–4. Outras utilizações desta noz devem-se às suas propriedades afrodisíacas, ansiolíticas, no alívio da debilidade nervosa e da depressão e como estimulante cardíaco 3.
A nozes de Cola também são vastamente usadas no fabrico de vinho, chocolates e como agentes aromatizantes de bebidas. Desde o século XIX, esta planta tem sido vastamente usada nos Estados Unidos, em refrigerantes com sabor a Cola, nomeadamente a Coca-Cola e a Pepsi, consumidas mundialmente 2.
O extrato de noz de Cola, contém níveis elevados de cafeína, teobromina e compostos fenólicos (flavonoides, antocianinas e taninos). Para além de ser rico em aminoácidos como o glutamato e o aspartato, particularmente importantes na neurotransmissão e no tratamento de depressão e fadiga, respetivamente 1. Preparações com esta planta têm sido usadas em situações de fadiga física e mental, principalmente pelo seu conteúdo em cafeína 2, para além disto, a cafeína apresenta grande poder antioxidante. Como tal, geralmente acredita-se que a cafeína é o principal, mas não único, ativo responsável pelas ações benéficas da Cola 3.
Atualmente existe um interesse crescente nas nozes de Cola, como fonte de compostos ativos devido ao seu conteúdo elevado em fitonutrientes, como os carotenoides e os compostos fenólicos, ativos promotores de saúde que atuam contra doença cardiovascular e cancro. Os compostos fenólicos têm demonstrado atividades antioxidantes potentes, atuando ainda, como analgésicos, anti-diabéticos, anti-carcinogénicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, anti-obesidade, hipotensores, cardio e neuroprotetores 1.
Em suma, atualmente a Cola é usada principalmente na produção de refrigerantes, mas também como composto ativo em suplementos alimentares, devido às suas importantes funções benéficas no organismo. Devido ao seu elevado conteúdo em cafeína, as nozes de Cola têm ação antioxidante e poder estimulante do sistema nervoso central, por isso são usadas no tratamento de fadiga física e mental e depressão. Também são inibidoras do apetite, portanto, poderão representar uma vantagem em programas de perda de peso, através da supressão da fome.