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O ferro é um elemento essencial presente na hemoglobina, uma proteína eritrócitária (glóbulo vermelho) que transfere oxigénio dos pulmões para os restantes órgãos.1⁠ Encontra-se também na mioglobina, outra proteína que fornece oxigénio, auxiliando no metabolismo do músculo e na saúde do tecido conjuntivo.2 O ferro é também necessário para o crescimento físico, desenvolvimento neurológico, funcionamento celular e síntese de determinadas hormonas.2,3 Além disso, tem importância na maturação da pele e na saúde do cabelo e unhas.4,5

Baixos níveis de ferro podem resultar no aparecimento de anemia, que se traduz numa baixa contagem de eritrócitos, e que pode ocorrer pela presença insuficiente de ferro no processo de produção dos glóbulos vermelhos. Pode ocorrer também em caso de úlcera gástrica ou noutras situações que provoquem um sangramento lento e crónico (hemorróidas, pólipos intestinais, cancro do cólon). Um dos sinais principais de anemia é o cansaço e fadiga aumentados, assim como a diminuição de energia.6⁠ 

Além disso, a falta de ferro no organismo é também um dos fatores de risco principais na queda de cabelo e nas unhas frágeis.4,5 O mecanismo pelo qual isto acontece é desconhecido, estando possivelmente relacionado com o seu papel como cofator.7

O ferro alimentar ocorre em duas formas: heme e não heme. A origem principal do ferro heme é a hemoglobina e mioglobina, que está presente em carne e peixes, enquanto o ferro não heme está presente sobretudo nos cereais, vegetais, leguminosas e frutas. O ferro heme tem uma elevada biodisponibilidade, enquanto a absorção de ferro não heme é muito menor e fortemente influenciada pela presença de outros componentes alimentares.6 Verifica-se ainda que a absorção de ferro é aumentada quando tomado em conjunto com a vitamina C.7⁠ 

Ingrediente essencial de

Bibliografia

1. Ross AC, Caballero BH, Cousins RJ, Tucker KL, Ziegler TR. Chapter 10. Iron - Marianne Wessling-Resnick. In: Modern Nutrition in Health and Disease: Eleventh Edition. ; 2014.
2. Jr. JWE, MacDonald IA, Zeisel SH. 33. Iron by Peter J. Aggett. In: Present Knowledge in Nutrition, 10th Edition. ; 2012:506.
3. Coates PM, Betz JM, Blackman MR, et al. Iron by Laura E. Murray-Kolb and John Beard. In: Encyclopedia of Dietary Supplements. ; 2010.
4. Haneke E, Baran R. Micronutrients for hair and nails. In: Nutrition for Healthy Skin: Strategies for Clinical and Cosmetic Practice. ; 2011. doi:10.1007/978-3-642-12264-4_14
5. Lansdown ABG. Iron: A cosmetic constituent but an essential nutrient for healthy skin. Int J Cosmet Sci. 2001;23:129-137. doi:10.1046/j.1467-2494.2001.00082.x
6. Abbaspour N, Hurrell R, Kelishadi R. Review on iron and its importance for human health. J Res Med Sci. Published online 2014:164-174.
7. Goldberg LJ, Lenzy Y. Nutrition and hair. Clin Dermatol. 2010;28:412-419. doi:10.1016/j.clindermatol.2010.03.038

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