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A Vitamina K representa um grupo de dois compostos que variam na sua origem e função, a Vitami­na K1 e a K21.

A Vitamina K2 (menaquinona) encontra-se em pequenas quantidades nos alimentos, nomeadamente, no frango, manteiga, ovos e queijo 2.

É uma vitamina essencial, necessária no corpo humano como cofator de inúmeras proteínas, particularmente, proteínas envolvidas no processo de coagulação sanguínea, como tal, é utilizada comummente em indivíduos com dificuldades ao nível da coagulação2.

Apresenta, ainda, um efeito protetor contra doença cardiovascular, devido à sua capaci­dade de redução das calcificações arteriais3.

Para além disto, existe um interesse crescente nesta vi­tamina pelo seu potencial positivo na saúde4.

Tem sido estudado o seu possível papel na saúde óssea, tendo demonstrado uma correlação positiva com a massa óssea e negativa com o risco de fraturas.

Em mulheres jovens e idosas, o défice de ingestão desta vitamina poderá estar associado a deterio­ração do osso, o que sugere que a sua ingestão adequada terá impacto na manutenção da saúde ós­sea 3,5. Ademais, está comprovado que a eficácia do tratamento da osteoporose pode ser melhorada através da suplementação concomitante com Vitamina K2 3. T

ambém existe evidência crescente sobre o efeito sinérgico da vitamina K e vitamina D na saúde óssea, uma vez que a vitamina K está envolvida na regulação da utilização de Cálcio no organismo, promovendo a sua integração no osso, tal como a vitamina D 1,3,6.

De referir, ainda, que para pessoas saudáveis a ingestão adequada de vitamina K é 90 μg/dia para mulheres e 120 μg/dia para homens.

Resumidamente, a vitamina K tem uma gama de potenciais implicações positivas no organismo, incluindo prevenção de calcificações arteriais e doen­ça coronária, melhorias na resistência óssea e redução do risco de fraturas, bem como melhorias na sensibilidade à insulina2.

Bibliografia

1. Hamidi MS, Gajic-Veljanoski O, Cheung AM. Vitamin K and Bone Health. J Clin Densitom. 2013. doi:10.1016/j.jocd.2013.08.017
2. DiNicolantonio JJ, Bhutani J, O’Keefe JH. The health benefits of Vitamin K. Open Hear. 2015;2:1-7. doi:10.1136/openhrt-2015-000300
3. Gröber U, Reichrath J, Holick MF, Kisters K. Vitamin K: An old vitamin in a new perspective. Dermatoendocrinol. 2014;6(1). doi:10.4161/19381972.2014.968490
4. Beulens JWJ, Booth SL, Van Den Heuvel EGHM, Stoecklin E, Baka A, Vermeer C. The role of menaquinones (vitamin K2) in human health. Br J Nutr. 2013:1-12. doi:10.1017/S0007114513001013
5. Palermo A, Tuccinardi D, D’Onofrio L, et al. Vitamin K and osteoporosis: Myth or reality? Metabolism. 2017;70:57-71. doi:10.1016/j.metabol.2017.01.032
6. Saupe J. Vitamin K. In: Principles of Nutrigenetics and Nutrigenomics: Fundamentals of Individualized Nutrition. ; 2019:263-270. doi:10.1016/B978-0-12-804572-5.00034-3

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