- Página inicial
- Sua saúde
- Cérebro e Sistema Nervoso
- Depressão
Depressão
De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde, a depressão é um transtorno mental comum, que pode ser de longa duração ou recorrente, prejudicando substancialmente a capacidade de uma pessoa para funcionar no trabalho ou na escola, ou lidar com a vida diária. No seu estado mais grave, a depressão pode levar ao suicídio. Quando num estado inicial, a depressão pode ser tratada sem medicação, mas, quando moderada ou grave, os pacientes podem precisar de medicação e tratamentos de conversação profissionais.
A depressão é uma doença grave que afecta o nosso cérebro. Não se trata apenas de se sentir "em baixo" durante alguns dias.
Se é uma das milhares de pessoas a sofrer de depressão, sabe que este sentimento não desaparece, bem pelo contrário, persiste e interfere no seu dia-a-dia.
Os sintomas incluem:
- Tristeza,
- Perda de interesse ou prazer em actividades que normalmente lhe davam prazer,
- Alteração de peso,
- Dificuldade de dormir ou dormir demais,
- Perda de Energia,
- Sentimentos de inutilidade,
- Pensamentos de morte ou suicídio.
A depressão representa um distúrbio ao nível cerebral. Os factores que influenciam esta doença podem ser vários, incluindo genéticos, ambientais, psicológicos e bioquímicos.
Geralmente a depressão manifesta-se entre os 15 e os 30 anos e são muito mais frequentes em mulheres. Estas podem sofrer de depressão pós-parto.
Algumas pessoas sofrem de depressão sazonal que se manifesta principalmente no Inverno.
A depressão faz parte de um transtorno bipolar.