- Página inicial
- Sua saúde
- Sistema Respiratório
- Bronquite
Bronquite
A bronquite é uma inlfamação dos brônquios, os tubos pode onde passa o ar para os pulmões. Provoca tosse e frequentemente leva à produção de expectoração, falta de ar, silvado e aperto no peito. Existem dois tipo principais de bronquite: aguda e crónica.
Bronquite Aguda:
A bronquite aguda é provocada pelos mesmos virus que provocam constipações e gripes. Estes virus espalham-se pelo ar quando as pessoas tossem ou através do contacto directo (por exemplo, mãos não lavadas). A exposição ao fumo do tabaco, poluição do ar, pó, vapores, e fumos, também provocam bronquite aguda. As bactérias também podem causar bronquite aguda, mas não é tão comum quanto os virus.
A maioria dos casos de bronquite aguda melhora passado poucos dias, mas a tosse pode durar várias semanas depois da infecção desaparecer. Se pensa que tem bronquite aguda, vá ao médico.
O tratamento convencional da bronquite inclui descanso, aspirina (para adultos) ou paracetamol para baixar a febre. Um humidificador ou simplesmente vapor podem ajudar. Se respiração produzir um silvado, pode ser necessário inalar medicamentos para abrir as vias respiratórias. Geralmente não é necessário tomar antibiótico uma vez que não funcionam contra os virus, a causa mais comum da bronquite aguda. Mas se o médico julgar tratar-se de uma infecção bacteriana então poderá receitar antibiótico.
Bronquite Crónica:
A bronquite crónica é uma doenas da família das doenças pulmunares obstrutivas crónicas. Os brônquios inflamados produzem muita expectoração, o que induz a tosse e dificuldade em respirar. Fumar tabaco é a mais comum das causas da bronquite crónica. Inalar outros fumos e pó ao longo de um período alargado também pode provocar bronquite crónica. O tratamento depende dos sintomas, mas esta é uma doença de longa duração, tem períodos de remissão mas nunca desaparece por completo.